quinta-feira, 26 de março de 2009

O que é o ECA(estatuto da criança e do adolescente):


O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Lei nº 8.069/90 que regulamentou o artigo 227 da Constituição Federal, atribui à criança e ao adolescente, prioridade absoluta no atendimento aos seus direitos como cidadãos brasileiros. A aprovação desta Lei representa um esforço coletivo dos mais diversos setores da sociedade organizada. Revela ainda um projeto de sociedade marcado pela igualdade de direitos e de condições que devem ser construídas, para assegurar acesso a esses direitos. É, portanto, um instrumento importante nas mãos do Estado Brasileiro (sociedade e poder público) para transformar a realidade da infância e juventude historicamente vítimas do abandono e da exploração econômica e social.
Veja aqui o estatuto:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8069.htm

7 comentários:

  1. Nos últimos tempos o problema da violência no nosso país vem se agravando e nossas autoridades pouco fazem, para solucioná-lo. Aonde será que ela começa? Será que a violência chegou à um ponto onde nada podemos fazer? Sem dúvida as respostas para a primeira pergunta, seriam diversas. Começaremos sobre a grande influência negativa da TV onde programas de auditório transformam miséria humana e pancadaria em audiência, onde filmes com cenas violentas são exibidos em horários inadequados, não esquecendo que infelizmente hoje em dia a TV é uma das principais educadoras de nossas crianças e adolescentes

    ResponderExcluir
  2. é muito importante voltar o pensamento para este tipo de acontecimento pois, hoje em dia e cada vez mais frequente o abuso da criança e do adolescente. precisamos nos unir e concientizar cada vez mais para esse tipo de conhecimento. cristhiane louback 1ºcd

    ResponderExcluir
  3. É importante saber sobre o ECA pois ele mostra as regulamentações e direitos das crianças e adolescentes . Isso impõe uma coerção sobre as pessoas mostrando a elas o que elas devem ou não fazer com as crianças e os adolescentes . Parabéns pelo blog pela iniciativa de mostrar a todos as regras.

    Grupo Bárbara, Bruna tolentino, Grazielle ,Karolina, Melissa, Paulo Augusto .

    www.saidadeemergencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. é muito importante voltar o pensamento para este tipo de acontecimento pois, hoje em dia e cada vez mais frequente o abuso da criança e do adolescente. precisamos nos unir e concientizar cada vez mais para esse tipo de conhecimento. O grupo "sfreios.blogspot.com" parabeniza o blog.

    ResponderExcluir
  5. esse blog é muito informativo pois cada dia aumenta o abuso da crianca e do adolescente.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do blog,esta muito completo e com palavras que possamos entender. O tema e muito importante,pois se nao fosse o ECA as criancas e os adolesdentes nao teriam seus direitos.
    Arthur 1CD: grupo ABUSO CONTRA CRIANCAS E ADOLESCENTES.

    ResponderExcluir